Anatomia já pode ser estudada em Português

in FMUL

Depois de décadas a estudar por manuais franceses, ingleses e espanhóis, foi hoje apresentado o novo Manual de Anatomia Humana.

Este livro com mais de 800 páginas e com ilustrações todas desenhadas em exclusivo, foi lançado com a coordenação dos Professores António Gonçalves Ferreira, Ivo Furtado e Lia Neto.

A apresentação deste novo Manual foi conduzida pelo Regente de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o grande impulsionador deste projeto, o Professor Gonçalves Ferreira. Entre singulares convidados presenciais e outros via zoom, foi com “alívio e orgulho” que o Professor viu finalmente concluído o projeto que tinha sido proposta inicial de uma editora de livros. Reunidos que estavam os melhores médicos e professores das Escolas Médicas do país, foi pedido que cada um ficasse com um capítulo.“A sua homogeneização final e nomenclatura foi o trabalho final e que mais tempo levou”, referiu o Regente de Anatomia que pensou em criar “um manual e não um tratado, que pode ser facilmente transportado pelos estudantes”.

Na abertura deste pequeno encontro que decorreu no Teatro Anatómico da Faculdade, não faltou o seu Diretor, Fausto J. Pinto que aplaudiu tamanha iniciativa, depois de tantos anos a estudar Anatomia noutras línguas. Com boa disposição, justificou a necessidade deste Manual “agora em língua portuguesa”, para ajudar a “desmistificar a ansiada Anatomia que todos os alunos do 1º ano temem quando aqui chegam”.

O Manual de Anatomia Humana, que foi hoje formalmente lançado, só dentro da Faculdade já vendeu 81 exemplares. Este é um livro de papel acetinado e com muita cor que tem, em média, uma ilustração por página. Separado por diversos capítulos, no final de cada fase há avaliações para que os alunos possam assegurar o nível de aprendizagem adquirido.

Presentes neste lançamento estiveram alguns dos mais emblemáticos monitores e assistentes da temida disciplina, que faz saber de cor todos os detalhes do corpo, detalhes esses agora em português e com a chancela da Prime Books.

A “barca que foi levada a bom porto”, como referiu Gonçalves Ferreira, será Manual certo em praticamente todas as Instituições de Medicina do país.

Crédito fotos:FMUL

Comentários recentes