A candidatura de Fausto Pinto a Bastonário da Ordem dos Médicos tem como missão consolidar o Prestígio da classe médica, através de uma Ordem Forte, Independente, de Rigor e Exigência, com base nos princípios e valores éticos que devem nortear uma Ordem dos Médicos (OM).
Não há saúde sem médicos e não há boa saúde sem médicos fortes, pelo que esta candidatura tem como objetivo lutar por uma Ordem forte para uma Saúde forte. A OM tem um papel de enorme responsabilidade na preparação das novas gerações de médicos para os grandes desafios do futuro.
Enquanto Bastonário da Ordem dos Médicos, Fausto Pinto assume o compromisso de:

  • Promover um Sistema Nacional de Saúde inclusivo nos seus vários componentes (Público, Privado e Social) que deverá ser o garante da Saúde de TODOS os portugueses.
  • Promover uma OM desburocratizada, voltada para fora, ao serviço dos cidadãos.
  • Impulsionar uma maior interação e ligação da OM às Universidades/Academias, reforçando a intervenção da OM na formação médica, desde o ensino pré ao pós-graduado.
  • Criar as condições necessárias para garantir maior equidade na Saúde, nas suas mais variadas vertentes, incluindo uma maior participação dos jovens médicos e das mulheres. Uma das formas de alcançar este objetivo passa por criar um Gabinete dos Jovens Médicos (Internos e recém-especialistas), diretamente ligado ao Bastonário, para dar uma maior resposta aos naturais anseios dos médicos do Futuro, garantes do bem-estar da nossa população.
  • Criar um Gabinete de Apoio aos Médicos Aposentados, o outro extremo da pirâmide etária, tantas vezes esquecido, numa demonstração que a OM é para TODOS, dos mais novos aos mais velhos.
    Vários colegas já manifestaram apoio expresso à candidatura de Fausto Pinto, entre os quais e a título de exemplo: Nuno Sousa, Diretor da Escola de Medicina do Minho; Henrique Cyrne de Carvalho, Diretor do ICBAS; Maria Amélia Ferreira, ex-Diretora da FMUP; Júlia Maciel, ex-Diretora de Cardiologia do Hospital S. João; Fernando Regateiro, ex-Presidente Conselho de Administração do CHUC; João Morais, Diretor da Cardiologia de Leiria; Lino Gonçalves, Diretor de Cardiologia do CHUC e Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Fausto Pinto conta ainda na comissão de honra da campanha com António Vaz Carneiro, médico e Professor jubilado da FMUL; Álvaro Beleza, médico e Diretor do Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Maria; Carla Araújo, médica Internista do Hospital Beatriz Ângelo e Isabel Guimarães, médica de Medicina Geral e Familiar. Tem a seu lado, como mandatária, Maria do Céu Machado, pediatra e ex-Presidente do Infarmed.